Em entrevista publicada pelo canal britânico do PlayStation no YouTube, Hideo Kojima, criador da série Metal Gear, e Yoji Shinkawa, um dos designers da franquia, disseram que a intenção de se lançar Metal Gear Solid V: Ground Zeroes como um “prólogo” ao The Phantom Pain é, sobretudo, preparar os jogadores para um novo tipo de espionagem.
“Nossa intenção ao anunciar Ground Zeroes foi mostrar às pessoas a forma como estamos trabalhando”, explicou Kojima ao fazer referência também ao The Phantom Pain. “Metal Gear Solid V: Phantom Pain será 200 vezes maior que Ground Zeroes. Eu sabia que não terminaríamos o jogo a tempo [do lançamento do PS4]. Naquele momento, Ground Zeroes estava quase pronto, e muitos fãs acabaram pedindo o lançamento do produto”, explica o principal idealizador da consagrada série.
Além disso, Kojima fala que os jogadores terão de se adaptar a um novo jeito de jogatina. Não haverá grandes mistérios em Ground Zeroes, é verdade. Mas a interação com um campo aberto deverá forçar os gamers a elaborar novas estratégias de infiltração e espionagem. “Não há missões complexas em Ground Zeroes. Mas, se o jogo for jogado de forma tradicional, alguns desafios em The Phantom Pain serão encontrados”, alerta o executivo.
Metal Gear e a nova geração
O conceito fundamental que dá vida à série não foi comprometido em função da nova geração. De acordo com Yoji Shinkawa, designer também de Metal Gear Solid V, a criação de personagens continua sendo feita basicamente da mesma forma. “Antes, um trabalho mais manual era exigido. Hoje, faz-se tudo às custas de fórmulas matemáticas”, observa o programador. No PlayStation 4, as emoções serão mais facilmente demonstradas pelos personagens – o que deverá aumentar ainda mais o nível de interação entre jogo e jogador.
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